top of page

ADICIONAL NOTURNO NO SECULLUM PONTO OFFLINE?


O adicional noturno é um benefício de cada trabalhador, garantido pela Constituição Federal a todos os trabalhadores do Brasil. Aprenda o Adicional Noturno no Secullum Ponto Offline Ao andarmos pela cidade à noite, é comum nos depararmos com muitos estabelecimentos abertos, pessoas

trabalhando ás vezes iniciando seus turnos, enquanto outras estão terminando mais um dia. A rotina desses trabalhadores é operar para o melhor funcionamento desses estabelecimentos.


O QUE É ADICIONAL NOTURNO?

O adicional noturno é um benefício previsto na constituição brasileira para os profissionais que trabalham em jornada noturna.

Em um cenário em que você precisar trocar a sua jornada de trabalho baseada em horário comercial para jornada noturna. Quanto esforço demandaria de você para mudar toda a sua rotina? Qual seria o seu rendimento nesse período de trabalho? Conseguiria conciliar a sua saúde ao inverter toda a sua rotina e hábitos?

O esgotamento do colaboradores que opta ou precisa trabalhar no período noturno, não é somente físico, mas em grande parte mental. E é justamente por conta do fator de desgaste do funcionário, que a hora trabalhada tem um acréscimo chamado Adicional Noturno. Que muitas pessoas confundem com o termo salário noturno. Esse raciocínio se torna um engano uma vez que salário noturno não existe.

VAMOS EXEMPLIFICAR PARA VOCÊ COMPREENDER MELHOR A LÓGICA

Pense em postos de gasolina, hospitais, ou vigias noturnos onde a presença do funcionário é indispensável/essencial para o andamento das atividades. Contando que um dia tem 24 horas e cada colaborador tem uma jornada de 8 horas, consideramos que o dia tem 3 turnos, o último será uma jornada noturna. Esse funcionamento não significa que quem realizar o período noturno receberá um salário noturno.

A base salarial destes funcionários será a mesma dos demais, somente com um acréscimo por trabalhar à noite.

Você deve ter em mente que as horas extras se referem a horário de trabalho e o adicional noturno faz referencia ao período em que o trabalho é executado. Esse é um bom começo para a compreensão da diferença entre ambos.



No sistema do Secullum Ponto Web por exemplo, é possível criar uma jornada de trabalho para aquele colaborador. E o que isso muda? Com uma jornada já pré-definida, fica muito fácil visualizar se o colaborador entrou atrasado, fez as pausas de forma correta ou ainda controlar as horas-extras.

Ainda melhor, no final do mês já é somada a quantidade de adicional noturno que o trabalhador deve ter. Com um sistema desses, não existe cálculo complicado. E já torna extremamente prática a rotina do seu RH.

COMO FUNCIONA O ADICIONAL NOTURNO?

No Secullum Ponto Offline possuímos uma coluna chamada Not, que calcula o Adicional Noturno do(s) funcionário(s) que trabalham em horário noturno.


Essa opção se resume a lei da CLT – Decreto Lei nº 9.666 de 28 de Agosto de 1946, que diz: Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)

§ 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)

§ 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)

Afins de esclarecimentos do significado das colunas Not e ExNot:

Not = Horas NORMAIS dentro do período noturno

ExNot = Horas EXTRAS realizadas dentro do período noturno


SECULLUM PONTO WEB E GESTÃO DO TRABALHO NOTURNO


Para o cálculo correto do adicional noturno, é necessário que todos os horários da folha de ponto dos funcionários, estejam corretos. Nesse caso o Secullum Ponto Web, realiza de forma automatizada o controle e o cálculo dessas jornadas pré assinaladas.


ONDE POSSO CONFIGURAR O ADICIONAL NOTURNO NO SISTEMA?

O Adicional Noturno pode ser configurado no caminho: Manutenção – Configurações Especiais – Adicional Noturno. Geralmente o trabalho noturno é compreendido entre às 22:00 até 05:00 da manhã seguinte, no Ponto Offline esse valor já vem pré configurado.



Abaixo, explicaremos o funcionamento de outras opções relacionadas ao Adicional Noturno:


INDEPENDENTE DA TOLERÂNCIA


Essa opção faz com que apenas as horas noturnas sejam calculadas independente da tolerância, ou seja, será ignorado a tolerância por batida no horário dos funcionários para o cálculo de Horas Noturnas.


CALCULAR NOT ATÉ A ULTIMA BATIDA?


Calcula o Adicional Noturno (NOT) até a última batida realizada pelos funcionários em horário noturno.




AVISO Caso a primeira marcação do dia seja dentro do período noturno, o dia todo será contabilizado como hora noturna.

VALOR DO ADICIONAL NOTURNO REDUZIDO

Como vimos acima no decreto de lei, a hora do trabalho noturno será computada como 52 minutos e 30 segundos (52,5), nesse caso, a cada “52,5” minutos trabalhados, deverá ser considerado como 01:00 hora, já o adicional será de 07 minutos e 30 segundos.

Assim, como a hora noturna é inferior à hora normal de 60 minutos, diz-se que ela é reduzida. Para maiores informações de como acharmos o valor do NOT e a hora reduzida, clique aqui.

APLICAR TAMBÉM EM EXTRAS NOTURNAS

Esta opção faz com que o Valor Reduzido do Adicional Noturno seja calculado também para as colunas de Extras Noturnas (ExNot);

SEPARAR CÁLCULO REDUZIDO NOTURNO

Esta opção faz com que o valor reduzido seja separado da coluna Not. Esse valor irá para uma coluna nova que será acrescentada em Cálculos chamada NotRed.



COMO CALCULAR E SEPARAR O ADICIONAL NOTURNO REDUZIDO DA COLUNA NOT?


Para descobrirmos o valor do Adicional Noturno da coluna Not., devemos fazer o seguinte cálculo:


Dia de exemplo do cálculo, conforme imagem acima: 01/03/21



Após, pegaremos o valor do Ad. Not. e subtrairemos do total de horas Noturnas no dia, com esse cálculo, descobriremos o real valor do Noturno Reduzido:



SEPARAR CÁLCULO REDUZIDO DE EXTRAS NOTURNAS


Esta opção faz com que o valor reduzido seja separado da coluna ExNot. Esse valor irá para uma coluna nova que será acrescentada na tela de Cálculos chamada ExNRed.


Lembrando que para que o sistema realize esse cálculo, devemos marcar essa opção em conjunto com a Aplicar também em extras noturnas.





COMO CALCULAR E SEPARAR O ADICIONAL NOTURNO REDUZIDO DA COLUNA EXNOT?


Para descobrirmos o valor do Adicional Noturno da coluna ExNot., devemos fazer o seguinte cálculo:


Dia de exemplo do cálculo, conforme imagem acima: 01/03/21



Após, pegaremos o valor do Ad. Not. e subtrairemos do total de horas Extras Noturnas no dia, com esse cálculo, descobriremos o real valor das Extras Noturnas Reduzidas:



ABONAR FALTAS EM HORAS REDUZIDAS


Utilizando a opção, caso o funcionário tenha horas faltas em horário noturno, os valores referentes ao Noturno Reduzido serão abonados das faltas, subtraindo assim o valor do NotRed das Faltas e incluindo em Normais.


O valor de NotRed ainda será contabilizado, só será utilizado o valor dessa coluna para abonar as horas Faltas do dia;




CALCULAR EXTRA NOTURNA


ATÉ A ÚLTIMA BATIDA


Esta opção calcula a Extra Noturna até a última batida do funcionário e independente do fim do Adicional Noturno, se este funcionário trabalhar no turno da noite;



  • Limitado até: Limita o cálculo das Extras Noturnas até o horário configurado.

ATÉ O FINAL DO AD.NOT.


Nesta opção será calculado Extra Noturna até o final do período noturno (22:00 até 05:00);

Tem interesse em saber como o sistema de controle de jornada opera na prática?


Acesse o site e teste grátis o Secullum Ponto Web, por 15 dias. Qualquer dúvida sobre os planos, entre em contato conosco pelo site no botão de WhatsApp.

11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page