top of page

Como aprimorar o controle de rondas da sua empresa?



O controle de rondas é de suma importância para que a vigilância ocorra de forma correta. As rondas periódicas feitas por vigias são fatores que ajudam a aumentar a segurança em sua empresa. Não há dúvidas, principalmente para quem vive nas grandes cidades, que são necessárias um conjunto de ações para garantir a toda a segurança.

Assim, essas empresas contam com a instalação de equipamentos de segurança, como catracas, cercas elétricas, circuito fechado de televisão (CFTV), e até mesmo usam tecnologias mais sofisticadas para esse serviço.

Contudo, a presença do fator humano ainda é indispensável para garantir a segurança do seus bens, clientes e colaboradores.

Embora a presença de vigias para a realização de rondas seja muito necessária nesses locais, isso somente não basta; Mas…

Para essas funções do dia dia, é preciso definir rotas bem como garantir que os vigias vão segui-las.

Assim, para melhorar esses serviços, os profissionais podem contar com a ajuda do bastão de controle.

Em outras palavras é a ferramenta mais indicada para garantir que a ronda será feita de forma correta.

Utiliza-se o sistema de controle de ronda de forma ampla por várias instituições. Entre elas, empresas de vigilância prestadoras de serviço, condomínio ou até mesmo residência, só basta que tenha vigias realizando rondas no local.

Continue lendo e aprenda como melhorar o controle de rondas da sua empresa! O que é o controle de rondas?

Antes de mais nada, o controle de rondas é necessário para garantir a segurança e evitar problemas.

Outro papel do controle de ronda é monitorar a equipe de vigilância que está nos locais com grande fluxo de pessoas, como shopping, lojas e afins.

Nesse sentido, um sistema de controle de ronda vai melhorar o trabalho dos vigilantes da sua empresa.

Assim, a qualidade dos serviços prestados tende a ser melhorada, aumentando a sensação de segurança de todos.

Melhorando o seu controle de rondas com o bastão eletrônico: Um bastão eletrônico é uma ferramenta que permite que o controle de rondas da sua empresa dê alguns passos na segurança.

Essa ferramenta funciona de forma bem prática e fácil; Mas basicamente, o rondante ou colaborador registra eletronicamente a passagem pelos locais determinados.

Com essa ação, são gerados relatórios que mostram dados dessas passagens com os horários dos pontos visitados.

Através do sistema que é ligado ao bastão de ponto, é possível obter dados de desempenho em relação ao padrão informado.

O bastão de ronda pode ser usado em diversas atividades, como:

  • Guardas de segurança patrimonial vigiando bens; e

  • Zeladores de condomínio realizando o roteiro de inspeção predial preventiva; e

  • Supervisores de segurança verificando os postos de vigilância; e

  • Equipes de limpeza e conservação cuidando de ambientes diversos; e

  • Supervisores de segurança do trabalho conferindo locais; e

  • Entre outras atividades; e

Por que implantar um controle de rondas? Existem muitas vantagens em implantar um controle de rondas com o uso de um bastão. O importante é saber que ao utilizar essa tecnologia, a sua empresa consegue melhorar muito o controle de rondas, tornando-a mais eficaz. Listamos aqui alguns motivos para adotar um bastão de ronda para otimizar essa tarefa rotineira;

Aumento da motivação dos Rondante, devido ao controle de rondas Ao estar informado que, com o novo sistema de ronda, as suas atividades estão sendo gravadas, os rondantes tem mais motivação para seguirem as regras e fazer patrulhas de acordo com o programado.

Padronização dos Processos Com a implantação do sistema eletrônico, a ronda da sua empresa é melhorada e ainda estimula a padronização dos processos (regras), resultando na melhoria da qualidade dos serviços.

Otimização dos Processo Esse modelo de sistema de segurança permite encontrar falhas e problemas que devem ser resolvidos.

Correção do Processos Ainda dentro do tópico de processos, com o bastão, o sistema permite uma intervenção rápida no caso de a ronda não estar sendo realizada conforme as regras determinadas.

Eliminação de Papéis Visto que se passam resultados de forma digital, os vigias podem dispensar os papéis que antes faziam parte da rotina de ronda, como relatórios e livros de incidentes.

Histórico O sistema fornece o acesso rápida de dados históricos para intervalos de tempo específicos.

Automação Permite a automação total dos controles de ronda, tais como alarme de falha de ronda, envio automático de relatórios, etc.

Mais Segurança ao Homem em Posto Remoto Sobretudo com esse sistema de segurança, os vigias também estão mais protegidos. Isso porque o monitoramento possibilita encontrar mais rápido a paralisação do rondante que em postos remotos.

Adoção de Indicadores de Qualidade O controle eletrônico de ronda viabiliza, através de seus dados registrados e relatórios, o estabelecimento de indicadores que estão em alta na gestão. Dessa forma, com o controle eletrônico, é possível ter KPIs (Indicadores-Chave de Performance). Além disso, ainda é possível contar com a adoção do SLA (Acordo de Nível de Serviço). Isto é, para as atividades com relação ao cumprimento de roteiros e visitas. Como funciona um bastão de ronda O bastão de ronda realiza o registro através da leitura de i-buttons (imã) instalados em pontos estratégicos da ronda. De forma simplificada, instala-se o sistema de controle de rondas da seguinte forma:

  • Em primeiro lugar, instale os i-buttons ou botons nos locais onde o vigia deve passar durante a realização da ronda;

  • Em seguida, instale o sistema de controle de ronda no seu computador;

  • Configure os dados dos vigias, locais e os horários da realização das rondas no sistema de controle;

  • Com o sistema pronto, o vigilante deve passar por cada ponto, no horário definido fazendo a leitura do i-button com o bastão de ronda;

  • Posteriormente, o administrador ou supervisor faz a coleta das marcações feitas pelo vigia e verifica nos relatórios se as rondas foram feitas conforme determinação.

Vale salientar que o sistema vem junto com um software de controle de ronda; Assim, através dele, o administrador ou supervisor consegue analisar os dados da ronda através dos relatórios e gráficos do Software. E aí, gostou dessa ideia de melhoria? Que tal modernizar a sua empresa com o Vigia Blue, é uma solução completa para controle de ronda e monitoramento de vigilantes. Em suma, entre em contato com a gente e assim, veja mais informações sobre esse produto fantástico disponível na Digitimer.

O conteúdo foi útil para você? A Digitimer tem muito mais! Acesse os outros artigos do blog e fique ligadinho! Confira também nossos outros artigos: https://www.digitimer.com.br/blog

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page