top of page

Você sabe o que é a biometria?



Biometria

A biometria é uma tecnologia usada para fins de identificação de um indivíduo, de forma que mede e analisa dados biológicos. Como cada indivíduo tem características únicas, a biometria é utilizada para combater roubos e fraudes em diferentes situações.

Sua utilização proporciona grande segurança, pois impede que pessoas não autorizadas acessem locais e/ou dados sigilosos.


É muito comum hoje nos depararmos com o uso da biometria em vários locais, para diversas utilidades, como:

· Registrar o horário de trabalho no relógio de ponto da empresa;

· Abrir portas ou portões, seja no seu local de trabalho ou na sua residência;

· Utilizar o caixa eletrônico;

· Desbloquear a tela do celular;

· Ou até para realizar a votação nas urnas eletrônicas.


Ou seja, utilizamos a nossa biometria em diversos locais com o objetivo de nos identificar de forma segura. Existem outras formas de identificação, como cartões, crachás, senhas, mas essas podem ser burladas com maior facilidade. Por isso, a biometria é a forma mais segura de identificação existente hoje no mercado.

Tipos de biometrias

Existem alguns tipos diferentes de biometria, mas os tipos mais comuns de reconhecimento são:

Impressão digital: a biometria através da impressão digital é um dos métodos mais antigos, por isso, tem um custo mais acessível. Devido às nossas impressões digitais serem únicas e não mudarem, a impressão digital é um método com altíssima confiabilidade.

Biometria facial: a biometria facial consiste em um reconhecimento do rosto da pessoa através de uma câmera, como forma de identificação. É um método inovador, por isso, tem um custo mais alto.

Reconhecimento pela íris: a íris é um músculo responsável pela coloração do olho humano. Como a forma da íris é única em cada indivíduo, este também é um método eficaz utilizado para identificação, porém, também tem um custo mais elevado.

Hoje vamos focar na impressão digital, que é a biometria usada nos equipamentos vendidos pela Digitimer.

Tecnologias embarcadas na biometria por impressão digital

A biometria por impressão digital pode contar com tecnologias diferentes.

Na Digitimer, a biometria LC tem o custo mais baixo e permite o cadastramento de até 3.000 digitais, porém não possui tecnologia para detecção de dedos falsos de borracha, silicone, entre outros.

Já a biometria LFD permite o cadastramento de até 10.000 digitais, sem contar que possui a tecnologia de detecção de dedos vivos (LIVE FINGER DETECTION), o que evita fraude e proporciona segurança redobrada.

O leitor biométrico LM permite o cadastramento de até 10.000 usuários conforme o modelo de módulo escolhido. É um leitor muito reconhecido por sua qualidade e tecnologia.

Modelos de leitores biométricos para controle de ponto e acesso

A Digitimer trabalha com os modelos de biometria LC, LFD E LM para os relógios de ponto e catracas para controle de acesso.

Diferenciar estes leitores nos equipamentos não é algo difícil, basta se atentar às luzes do leitor biométrico: o leitor biométrico LC possui luz azul, o leitor biométrico LFD possui luz branca e o LM, luz vermelha.

Se tiver dúvidas sobre qual o leitor biométrico ideal para sua necessidade, entre em contato com a Digitimer. Atuamos há mais de 14 anos no mercado de controle de ponto e acesso e sem dúvidas teremos a melhor solução para sua empresa!

82 visualizações0 comentário
bottom of page